Minicursos aceitos

Introdução à Privacidade: Uma Abordagem Computacional
Fábio Borges (LNCC)

Tecnologias da informação e comunicação estão continuamente transformando como as pessoas interagem na sociedade. Muitos recursos têm sido disponibilizados para simplificar a vida dos cidadãos. No entanto, estudos para garantir a privacidade têm se tornado cada vez mais necessários. Esta proposta visa apresentar um minicurso no SBSeg 2016 onde se introduz técnicas com suas primitivas criptográficas usadas para garantir a privacidade em diversos cenários.


Crimes Cibernéticos e Computação Forense
Wilson Leite Filho (IGP/SC)

O objetivo do minicurso é apresentar aos alunos a área de Computação Forense, englobando os principais crimes cibernéticos e as técnicas e ferramentas usadas na área. O minicurso é embasado na literatura e nos conhecimentos empíricos das perícias criminais oficiais de informática realizadas no Estado de Santa Catarina. Será dividido em parte teórica e prática. Na parte teórica serão apresentados os crimes cibernéticos de repercussão, os principais tópicos da computação forense, os procedimentos de preservação da prova digital e técnicas de busca e recuperação de evidências digitais, inclusive em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. A parte prática irá compreender a utilização de ferramentas livres para preservação, recuperação e análise de artefatos digitais. O público alvo são graduandos e graduados da área de informática e profissionais do setor com interesse na área.


Canais laterais em criptografia simétrica e de curvas elípticas: ataques e contramedidas
Lucas Ladeira (Unicamp), Erick Nascimento (Unicamp), João Paulo Fernandes Ventura (Unicamp), Ricardo Dahab (Unicamp), Diego Aranha (Unicamp), Julio Hernandez (Unicamp)

Existe uma infinidade de ataques visando à quebra de sistemas criptográficos, buscando a obtenção de informação sigilosa, acesso não-autorizado,entre outros. Tais ataques ocorrem tanto sobre o hardware como o software de um sistema. Um tipo de ataque em hardware é o de canais laterais, que faz uso do vazamento de informações durante a execução de alguma primitiva criptográfica. Ataques dessa categoria utilizam variações do tempo de execução, do consumo de potência, do campo magnético, entre outros. As contramedidas podem ser baseadas em modificações no software ou no hardware. Neste minicurso, nossa atenção se restringe ao software, voltada para métodos criptográficos simétricos, e os assimétricos baseados em curvas elípticas.


Desafios de Segurança e Confiabilidade na Comunicação para Smart Grids
Yona Lopes (UFF), Tiago Bornia (UFF), Vitor Farias (UFF), Natalia Castro Fernandes (UFF), Debora Muchaluat-Saade (UFF)

A rede elétrica inteligente traz propostas que mudam de forma profunda a maneira como a energia é provida desde a geração até os consumidores finais. No novo modelo, a quantidade de dispositivos controlados e monitorados aumenta demasiadamente compreendendo inclusive o consumidor final permitindo um sistema mais automatizado, inteligente e eficaz. Para tanto, será necessária uma rede de comunicação altamente segura, confiável e com baixos retardos, de forma que o monitoramento e o controle da rede elétrica possam ser realizados. No entanto, o mesmo sistema interconectado que torna a rede elétrica mais inteligente também traz novos desafios para este cenário, como segurança e confiabilidade. Assim, o foco central deste capítulo é a discussão sobre esses desafios. Serão abordados os principais conceitos relacionados à smart grid, com foco nas vulnerabilidades e ataques que esse tipo de rede pode sofrer. Temas como confiabilidade também tem destaque especial neste minicurso, assim como soluções e recomendações relativas aos principais desafios de segurança.

A programação dos minicursos será divulgada em breve.


Realizado por:
Apoiado por:
Patrocinado por:
Diamante
Ouro
Prata
Bronze
Desenvolvido por: