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CONFIRA A LISTA DE ARTIGOS ACEITOS

DATAS IMPORTANTES

Registro de artigos: 15 29 de junho 3 de julho
Submissão de artigos: 19 de junho 3 de julho
Notificação de aceitação: 12 de setembro
Versão final: 26 de setembro


TÓPICOS DE INTERESSE

O tema central do evento é a segurança da informação e de sistemas computacionais. Nesse contexto, destacamos os seguintes tópicos, não exaustivos:

  • Auditoria e análise de riscos em sistemas
  • Autenticação e gestão de identidades
  • Controle de acesso: modelos e mecanismos
  • Criminalística e forense computacional
  • Criptografia e criptoanálise: algoritmos, protocolos, técnicas, e aplicações
  • Gerência de confiança
  • Hardware seguro: RFIDs, cartões inteligentes, e sensores
  • Incidentes de segurança: prevenção, detecção, e resposta
  • Normatização e políticas de segurança
  • Privacidade e anonimato computacional
  • Proteção de propriedade intelectual e DRM
  • Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, redes sociais, smart grids
  • Segurança em banco de dados
  • Segurança em computação na nuvem
  • Segurança em computação ubíqua/pervasiva
  • Segurança em Internet das Coisas
  • Segurança em redes
  • Segurança em sistemas móveis e embarcados
  • Segurança em sistemas distribuídos e paralelos
  • Segurança em sistemas operacionais
  • Software seguro: desenvolvimento, testes, e certificação
  • Técnicas e sistemas para identificação biométrica
  • Votação eletrônica segura

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Os trabalhos submetidos devem apresentar um trabalho de pesquisa desenvolvido ao ponto de trazer resultados originais e relevantes, devidamente validados e discutidos. Ademais, a apresentação do artigo deve conter uma descrição criteriosa e fundamentada do trabalho de pesquisa, bem como conclusões consistentes com base nos resultados obtidos. Os trabalhos submetidos devem descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos.

Todos os artigos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês; sua formatação deve seguir o padrão da SBC para escrita de artigos, disponível aqui. Os artigos têm um limite de 14 páginas, incluindo figuras, tabelas, referências e apêndices. A submissão de artigos será feita exclusivamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS da SBC.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Os artigos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores, para que possam ser publicados nos anais do evento. Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os artigos completos aceitos e apresentados no evento.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao artigo e autores.


COMITÊ DE PROGRAMA

Coordenadores do comitê de programa
Leonardo B. Oliveira, UFMG
Pedro Braconnot Velloso, UFRJ

Membros do comitê de programa
Alberto Schaeffer Filho, UFRGS
Aldri dos Santos, UFPR
Altair Olivo Santin, PUCPR
Anderson Nascimento, UnB
André Grégio, UFPR
Carla Merkle Westphall, UFSC
Carlos da Silva, UFRN
Carlos Maziero, UTFPR/UFPR
Carlos Westphall, UFSC
Célio Vinicius Neves de Albuquerque, UFF
Davidson Boccardo, INMETRO
Denise Goya, UFABC
Diego Aranha, UNICAMP
Dorgival Guedes, UFMG
Edna Canedo, UnB
Eduardo Alchieri, UnB
Eduardo Feitosa, UFAM
Eduardo Góes, DPF
Eduardo Souto, UFAM
Emerson Ribeiro de Mello, IFSC
Hao Chi Wong, Intel
Jean Martina, UFSC
Jeroen van de Graaf, UFMG
Joaquim Celestino Júnior, UECE
Karina Mochetti, UFF
Lau Cheuk Lung, UFSC
Leonardo Fagundes, UNISINOS
Leonardo Oliveira, UFMG
Lisandro Zambenedetti Granville, UFRGS
Luciano Paschoal Gaspary, UFRGS
Luiz Carlos Albini, UFPR
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, INMETRO
Marco Aurelio Amaral Henriques, UNICAMP
Marcos Simplicio Jr, Poli-USP
Marinho Barcellos, UFRGS
Marjory da Costa Abreu, UFRN
Mário Sérgio Alvim, UFMG
Michele Nogueira, UFPR
Michelle Wangham, UNIVALI
Miguel Elias Mitre Campista, UFRJ
Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte, UFRJ
Paulo André da Silva Gonçalves, UFPE
Paulo Lício de Geus, UNICAMP
Pedro Braconnot Velloso, UFRJ
Priscila Solis, UnB
Rafael de Sousa Junior, UnB
Rafael Misoczki, Intel Labs - USA
Raphael Machado, INMETRO
Raul Ceretta Nunes, UFSM
Raul Weber, UFRGS
Ricardo Custódio, UFSC
Ricardo Dahab, UNICAMP
Roberto Gallo, KRYPTUS Segurança da Informação
Rossana Andrade, UFC
Routo Terada, IME-USP
Sergio de Oliveira, UFSJ


CONFIRA A LISTA DE MINICURSOS ACEITOS

DATAS IMPORTANTES

Submissão de propostas: 13 27 de junho
Notificação de aceitação: 20 de julho
Entrega do texto completo: 15 de setembro


APRESENTAÇÃO

Os Minicursos do SBSeg têm por objetivo abordar temas relevantes geralmente não ministrados nas grades curriculares dos cursos de graduação além de despertar o interesse pela área de segurança entre acadêmicos e profissionais. Priorizam-se temas atuais e com maior potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Cada minicurso deve ser estruturado para um total de três horas e meia, podendo incluir prática de laboratório.

Qualquer dúvida sobre os minicursos e o processo de submissão, entre em contato com Michel Abdalla pelo email michel.abdalla@ens.fr.


TÓPICOS DE INTERESSE

  • Auditoria e análise de riscos em sistemas
  • Autenticação e gestão de identidades
  • Controle de acesso: modelos e mecanismos
  • Criminalística e forense computacional
  • Criptografia e criptoanálise: algoritmos, protocolos, técnicas, e aplicações
  • Gerência de confiança
  • Hardware seguro: RFIDs, cartões inteligentes, e sensores
  • Incidentes de segurança: prevenção, detecção, e resposta
  • Normatização e políticas de segurança
  • Privacidade e anonimato computacional
  • Proteção de propriedade intelectual e DRM
  • Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, redes sociais, smart grids
  • Segurança em banco de dados
  • Segurança em computação na nuvem
  • Segurança em computação ubíqua/pervasiva
  • Segurança em Internet das Coisas
  • Segurança em redes
  • Segurança em sistemas móveis e embarcados
  • Segurança em sistemas distribuídos e paralelos
  • Segurança em sistemas operacionais
  • Software seguro: desenvolvimento, testes, e certificação
  • Técnicas e sistemas para identificação biométrica
  • Votação eletrônica segura

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

Professores/pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta, escrita em Português, contendo entre 3 e 5 páginas (excluindo-se os CVs, item 6 abaixo), com as seguintes informações:

  1. Dados de identificação - Título do minicurso, Autores, Instituição(ções) e Indicação do autor que apresentará o curso;
  2. Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação etc.) e perfil desejado da audiência;
  3. Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos a serem desenvolvidos);
  4. Para cada capítulo/tópico previsto no item 3, escrever um resumo de seu conteúdo e uma previsão do respectivo número de páginas;
  5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;
  6. Curriculum Vitae resumido dos autores (uma página por autor, no máximo).
Observe que todas as informações acima devem estar contidas em apenas um documento (um arquivo no formato PDF).

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica, em formato PDF, através do sistema JEMS da SBC.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Cada proposta submetida ao SBSeg 2016 será avaliada por três ou mais membros da comissão de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação.

A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos. Assim, caso duas ou mais propostas submetidas versem sobre o mesmo tema (ou sobre temas muito sobrepostos), apenas a melhor delas poderá ser selecionada, a critério da comissão de avaliação.


LIVRO TEXTO

Os autores das propostas selecionadas deverão produzir um texto (capítulo de livro) em Português contendo entre 40 e 50 páginas cada. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro "Minicursos SBSeg 2016", a ser distribuído entre os participantes do evento. O formato do capítulo de livro está disponível no portal da SBC.


COMITÊ DE PROGRAMA

Coordenador de minicursos
Michel Abdalla (ENS & CNRS)

Membros do comitê de programa
Altair Santin, PUCPR
Célio Vinicius Neves de Albuquerque, UFF
Eduardo Feitosa, UFAM
Leonardo Oliveira, UFMG
Luis Kowada, UFF
Luis Henrique Costa, UFRJ
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Inmetro
Marcos Simplicio Jr - Escola Politécnica, USP
Michelle Wangham, Univali
Ricardo Dahab, UNICAMP
Rossana Andrade, UFC


CONFIRA A LISTA DE TRABALHOS ACEITOS

DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 18 de julho 01 de agosto
Notificação de aceitação: 24 de agosto 07 de setembro
Versão final: 14 28 de setembro


APRESENTAÇÃO

O Concurso de Teses e Dissertações em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (CTDSeg), evento integrante do SBSeg, visa a selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e as melhores dissertações de mestrado na área. Os pesquisadores estão convidados a submeter um artigo descrevendo e resumindo os resultados obtidos em suas teses e dissertações concluídas no período de agosto de 2014 a junho de 2016. O evento premiará as três melhores teses e as três melhores dissertações.


INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Os artigos submetidos devem ser escritos em português ou inglês na forma de resumo e deverão respeitar o limite máximo de 8 páginas. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. Os artigos devem ser submetidos aqui e deverão estar, exclusivamente, em formato PDF.

O autor deve deixar clara a contribuição do trabalho para a área e sua originalidade. O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título da tese ou dissertação, nomes do autor, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract, motivações, objetivos, resultados obtidos, produção científica associada e o endereço web no qual está disponível a tese/dissertação.

Cada trabalho submetido deverá conter três arquivos (em formato PDF): artigo, declaração digitalizada da conclusão e tese/dissertação. Na declaração deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado. A declaração deverá conter, também, o local, a data da defesa, o nome do orientador e a banca.


TEMAS DE INTERESSE

Os temas das teses e dissertações devem estar relacionados a qualquer tópico da área da Segurança da Informação e Sistemas Computacionais.


AVALIAÇÃO

Os artigos de teses e dissertações submetidos passarão por uma etapa inicial de avaliação, em que cada artigo será avaliado por pelo menos três pesquisadores especializados (membros do Comitê de Avaliação). Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Congresso, e seu principal autor deverá apresentá-lo no CTDSeg. Para fins de premiação, o Comitê de Avaliação também levará em conta o trabalho completo e a qualidade da apresentação oral no SBSeg.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao evento, coordenador(es), artigo e autores.


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenadores do CTDSeg 2016
Diego F. Aranha, UNICAMP
Luciano Paschoal Gaspary, UFRGS

Membros do comitê de avaliação
Aldri dos Santos (UFPR)
Altair Santin, PUCPR
Anderson Nascimento, UnB
André Grégio, UFPR
Carlos Maziero, UFPR
Eduardo Alchieri, UnB
Fabio Piva, Unicamp
Fernando Quintao Pereira, UFMG
Jean Martina, UFSC
Jeroen van de Graaf, UFMG
Luciano Paschoal Gaspary, UFRGS
Luis Menasché Schechter, UFRJ
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Inmetro
Luiz Carlos Albini, UFPR
Marcos Simplicio Jr, USP
Mário Alvim, UFMG
Michele Nogueira, UFPR
Paulo de Geus, Unicamp
Ricardo Dahab, Unicamp
Sandro Rigo, Unicamp


CONFIRA A LISTA DE TRABALHOS ACEITOS

DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 15 22 de julho
Notificação de aceitação: 19 de agosto
Versão final: 09 de setembro


APRESENTAÇÃO

O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), evento integrante do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), visa incentivar a participação de estudantes de graduação e de recém-graduados na produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas relacionados às áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais.

O WTICG 2016 será realizado em conjunto com o SBSeg 2016 em Niterói, RJ, durante a semana de 7 a 10 de Novembro de 2016. Podem participar do WTICG 2016 estudantes de graduação regularmente matriculados, ou ainda, recém-graduados que tenham concluído o curso a partir de 1 de janeiro de 2015 (a situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação apropriada, que deverá ser enviada juntamente com a submissão do trabalho). Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), trabalhos de conclusão de curso (TCC), implementações de software e projetos independentes, concluídos nos anos de 2015 e 2016 ou em fase de conclusão. Trabalhos concluídos devem ser submetidos na categoria ``Trabalho completo'', enquanto que trabalhos em andamento devem ser submetidos na categoria ``Pôster''.


TÓPICOS DE INTERESSE

  • Auditoria e análise de riscos em sistemas
  • Autenticação e gestão de identidades
  • Controle de acesso: modelos e mecanismos
  • Criminalística e forense computacional
  • Criptografia e criptoanálise: algoritmos, protocolos, técnicas, e aplicações
  • Gerência de confiança
  • Hardware seguro: RFIDs, cartões inteligentes, e sensores
  • Incidentes de segurança: prevenção, detecção, e resposta
  • Normatização e políticas de segurança
  • Privacidade e anonimato computacional
  • Proteção de propriedade intelectual e DRM
  • Segurança em aplicações (TV digital, e-banking, redes sociais, smart grids
  • Segurança em banco de dados
  • Segurança em computação na nuvem
  • Segurança em computação ubíqua/pervasiva
  • Segurança em Internet das Coisas
  • Segurança em redes
  • Segurança em sistemas móveis e embarcados
  • Segurança em sistemas distribuídos e paralelos
  • Segurança em sistemas operacionais
  • Software seguro: desenvolvimento, testes, e certificação
  • Técnicas e sistemas para identificação biométrica
  • Votação eletrônica segura

TRABALHOS COMPLETOS

Os trabalhos devem ser escritos em português ou inglês, respeitando um limite máximo de 10 páginas. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. A submissão deve ser realizada no sistema JEMS utilizando somente arquivos no formato PDF.

Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho.

No evento serão divulgados os três melhores trabalhos da categoria ``Trabalho completo'' que forem apresentados por estudantes ou recém-graduados.


PÔSTERES

Os trabalhos devem ser escritos em português ou inglês, respeitando um limite máximo de 4 páginas. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. A submissão deve ser realizada no sistema JEMS utilizando somente arquivos no formato PDF.

Esta categoria de submissão se destina à submissão de trabalhos em andamento, que ainda não apresentem resultados consolidados. Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados parciais e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho em formato de pôster.

No evento será divulgado o melhor trabalho da categoria ``Pôster'' que for apresentado por estudante ou recém-graduado.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao evento, coordenador(es), artigo e autores.


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenador do WTICG 2016
Daniel Macêdo Batista, USP

Membros do comitê de programa
Altair Santin, PUCPR
Anderson Nascimento, UnB
Andre Gustavo Degraf Uchoa, The University of York
Arlindo Marcon Jr., IFPR
Carla Merkle Westphall, UFSC
Carlos Maziero, UFPR
Diego Aranha, Unicamp
Edna Dias Canedo, UnB
Eduardo Feitosa, UFAM
Eduardo Souto, UFAM
Emerson Ribeiro de Mello, IFSC
Heverson B. Ribeiro, Université de Neuchâtel
Iguatemi E. Fonseca, UFPB
João Gondim, UnB
Jose Antonio Xexeo, IME
Lau Cheuk Lung, UFSC
Leonardo B. Oliveira, UFMG
Lisandro Zambenedetti Granville, UFRGS
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Inmetro
Marcos Simplicio Jr, USP
Michelle Wangham , UNIVALI
Paulo André da Silva Gonçalves, UFPE
Priscila Solis, UnB
Rafael Obelheiro, UDESC
Raphael Machado, Inmetro
Raul Ceretta Nunes, UFSM
Ricardo Custódio, UFSC
Rossana Andrade, UFC
Vivek Nigam, UFPB
William de Souza, University of London


DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 13 23 30 de setembro
Notificação de aceitação: 14 de outubro
Versão final: 21 de outubro


APRESENTAÇÃO

A gestão de identidades (IdM-Identity Management) consiste de um sistema integrado de políticas, processos e tecnologias que permitem às organizações o tratamento e a manipulação de identidades de seus usuários e de seus objetos (dispositivos) em procedimentos de autenticação, autorização, contabilização e auditoria.

Este é um tema de pesquisa ativo e, diante da sua complexidade e relevância, deverá continuar assim por muito tempo. Esta constatação decorre das inúmeras questões técnicas que os sistemas de gestão de identidades devem considerar, tais como: facilidade de uso, privacidade e anonimato do usuário, segurança, autenticação única, escalabilidade, controle de acesso de granularidade fina (baseado em atributos), interoperabilidade e custo dos sistemas (total cost of ownership).

O VI Workshop de Gestão de Identidades Digitais (WGID) visa ser um fórum para discussões e apresentações técnicas de trabalhos em torno do estado da arte de tecnologias relacionadas com gestão de identidades. Além disso, busca-se também identificar os desafios de pesquisa e possibilitar a reunião de pesquisadores da área.


TÓPICOS DE INTERESSE

Autores são convidados a submeterem trabalhos originais relacionados a gestão de identidades digitais. Os tópicos de interesse incluem (mas não são limitados a):

  • Acesso móvel federado e certificação móvel
  • Agregação de Atributos
  • Arquiteturas de Referência e Frameworks para Gestão de Identidade (IdM)
  • Auditoria em sistemas de IdM
  • Autenticação Single Sign On
  • Autenticação de dispositivos
  • Autenticação e controle de acesso em aplicações não web e computação móvel
  • Certificação digital
  • Certificados de Atributos
  • Ciclo de vida de identidades digitais (provisionamento e administração)
  • Controle de acesso baseado em atributos (ABAC)
  • Desenvolvimento de aplicações usando infraestrutura de A&A provida por federações
  • Escalabilidade em sistemas de IdM
  • Federações de Redes Acadêmicas
  • Ferramentas para gestão/monitoramento de federações
  • Gerenciamento de confiança (trust management) em sistema de IdM
  • Gestão de Atributos
  • Gestão de A&A em projetos interinstitucionais
  • Gestão de identidade centrada no usuário
  • Gestão de Identidades e Cloud Computing
  • Gestão de Identidades e Governo Eletrônico
  • Gestão de Identidades e Grades Computacionais
  • Gestão de Identidades e Internet das Coisas
  • Gestão de Identidades Federadas
  • Identidade Eletrônica
  • Interoperabilidade entre sistemas de IdM
  • Níveis de garantia (Level of Assurance) em IdM
  • Novas abordagens de autenticação e autorização
  • Privacidade e anonimato em sistemas de IdM
  • Protocolos de autenticação e autorização
  • Redes Sociais e sistemas de IdM
  • Técnicas de prevenção contra fraudes e roubo de identidade
  • Usabilidade em tecnologias de Gestão de Identidade

FORMATO DO WORKSHOP

O WGID incluirá a apresentação de artigos aceitos para publicação, palestras convidadas e um painel de discussão.

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Artigos poderão ser submetidos em duas categorias:

Artigos Completos: um artigo completo deve apresentar em até 12 páginas (incluindo figuras, tabelas, referências, apêndices e anexos) um trabalho de pesquisa que tenha sido desenvolvido ao ponto de produzir resultados originais e relevantes, devidamente validados e analisados.

Resumos Estendidos: um resumo deve descrever em até 4 páginas (incluindo figuras, tabelas, referências, apêndices e anexos) um trabalho de pesquisa em andamento ou uma ferramenta computacional e/ou experimentos práticos. No caso de ferramentas e/ou experimentos, o resumo deve conter pelo menos as seguintes informações: descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta; arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades; URL onde a ferramenta está disponível; URL da documentação da ferramenta e descrição de uma eventual demonstração.

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. Os trabalhos devem ser submetidos em português ou inglês através do sistema JEMS e deverão estar, exclusivamente, em formato PDF.

Após submissão ao WGID, os artigos e resumos serão avaliados por um corpo de revisores de forma duplamente cega (sem nenhuma identificação, seja de autores, revisores ou das instituições envolvidas) e os trabalhos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento. No mínimo um dos autores de cada trabalho selecionado deverá se inscrever no Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG 2016) e comparecer no local e horário a serem divulgados oportunamente no programa do evento para apresentar o trabalho.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao evento, coordenador(es), artigo e autores.


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenadora do WGID
Michelle S. Wangham, UNIVALI

Membros do comitê de programa
Altair Santin, PUC-PR
Antonio Tadeu Gomes, LNCC
Carlos da Silva, UFRN
Carlos Ferraz, UFPE
Debora Muchaluat-Saade, UFF
Emerson Ribeiro de Mello, IFSC
Fábio Borges, LNCC
Flavio Deus, UnB
Gustavo Motta, UFPB
Jean Martina UFSC
Leonardo Oliveira, UFMG
Marco Aurélio Amaral Henriques, UNICAMP
Michelle Wangham, UNIVALI
Natália Fernandes, UFF
Noemi Rodriguez, PUC-Rio
Rafael de Sousa Junior, UnB
Ricardo Custódio, UFSC
Ricardo Dahab, UNICAMP
Roberto Samarone Araujo, UFPA
Vinod Rebello, UFF



DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 13 23 de setembro
Notificação de aceitação: 14 de outubro
Versão final: 21 de outubro


APRESENTAÇÃO

A popularização da Internet e a proliferação de dispositivos eletrônicos de processamento e comunicação torna a tecnologia cada vez mais integrada à vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que abre um leque virtualmente infinito de possibilidades de interação e colaboração, isso também cria oportunidades para a consecução de diferentes tipos de crimes. A área de forense computacional se preocupa em coletar, extrair, preservar e analisar evidências digitais de modo a embasar procedimentos investigativos e de auditoria. Os desafios são grandes, incluindo diversas barreiras tecnológicas, jurídicas e sociais que precisam ser transpostas e a necessidade de formação de profissionais qualificados para atuar nessa área.

O V Workshop de Forense Computacional (WFC) visa ser um fórum para discussões e apresentações técnicas de trabalhos em torno do estado da arte de tecnologias relacionadas com forense computacional. Além disso, busca-se também identificar os desafios de pesquisa e possibilitar a integração de pesquisadores e profissionais da área.


TÓPICOS DE INTERESSE

Autores são convidados a submeterem trabalhos originais relacionados a forense computacional. Os tópicos de interesse incluem (mas não são limitados a):

  • Análise de campanhas de Ataques Persistentes e Avançados (APTs)
  • Análise de malware do tipo "bolware" (boletos bancários)
  • Análise de malware para POS/PDV (Point of Sale/Ponto de Venda)
  • Análise de tráfego, rastreamento e atribuição de ataques
  • Análise forense de ambientes virtualizados (máquinas virtuais e computação em nuvem)
  • Análise forense de armazenamento
  • Análise forense de bancos de dados
  • Análise forense de dispositivos embarcados e móveis
  • Análise Forense de IoT (Câmeras IP, Smart TVs, Video-Games)
  • Análise forense de memória
  • Análise forense de multimídia
  • Análise forense em redes e sistemas distribuídos
  • Análise forense em sistemas ICS/SCADA
  • Armazenamento e preservação de evidências digitais
  • Aspectos legais de evidências digitais
  • Big Data em forense, incluindo coleta, mineração e visualização de dados
  • Crimes digitais
  • Desenvolvimento e teste de ferramentas para forense
  • Detecção de pornografia e pornografia infantil
  • Estudos de caso e análise de tendências
  • Ferramentas computacionais para monitoramento e detecção de crimes
  • Ferramentas de comunicação pessoal e análise de redes sociais
  • Investigações de larga escala
  • Malware: análise forense e atribuição
  • Métodos e ferramentas para reconstrução de eventos
  • Ocultação e descoberta de dados (esteganografia e esteganálise)
  • Recuperação e reconstrução de dados
  • Resposta a incidentes e análise em tempo real
  • Técnicas anti-forense e anti-anti-forense

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

O WFC incluirá a apresentação de artigos aceitos para publicação, de palestra(s) convidada(s) e de um desafio de forense. Artigos poderão ser submetidos em duas categorias:

Artigos Completos: Um artigo completo deve apresentar um trabalho de pesquisa que tenha sido desenvolvido ao ponto de produzir resultados originais e relevantes, devidamente validados e analisados. Estes devem respeitar um limite máximo de 10 páginas.

Short papers: Um artigo curto pode descrever um trabalho de pesquisa em andamento ou uma ferramenta computacional e/ou experimentos práticos. Estes devem conter de 4 a 6 páginas. No caso de ferramentas e/ou experimentos, o artigo deve conter as seguintes informações: descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta; arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades; URL onde a ferramenta está disponível; URL da documentação da ferramenta e descrição da demonstração planejada.

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. A submissão deve ser realizada no sistema JEMS utilizando somente arquivos no formato PDF.

Os trabalhos submetidos ao WFC serão avaliados por um corpo de revisores e os trabalhos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento. No mínimo um dos autores de cada trabalho selecionado deverá se inscrever no Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG) e comparecer ao evento para apresentar seu trabalho.

Todos artigos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao evento, coordenador(es), artigo e autores.


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenadores do WFC
Rafael R. Obelheiro, UDESC
Sandro Süffert, Apura

Membros do comitê de programa
Alceu Britto Jr., PUCPR)
Altair Santin, PUCPR
André Grégio, UFPR
Charles Christian Miers, UDESC
Cristine Hoepers, CERT.br
Emerson Ribeiro de Mello, IFSC
Flavio Elias de Deus, UnB
João Gondim, UnB
Klaus Steding-Jessen, CERT.br
Marcelo Caiado, PGR/MPF
Paulo Lício de Geus, Unicamp
Paulo Mafra, SENAI-SC
Rafael Timóteo Sousa Jr., UnB
Ricardo Dahab, Unicamp
Ricardo Kléber Galvão, IFRN


DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 13 20 de setembro
Notificação de aceitação: 14 de outubro
Versão final: 21 de outubro


APRESENTAÇÃO

O Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade e Certificação de Segurança (WRAC+) é um evento científico organizado como evento satélite do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg). O WRAC+ é um fórum no qual Reguladores, Organismos de Certificação, Laboratórios, Governo, Academia e Indústria podem discutir os diversos aspectos da avaliação da conformidade na área de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.


JUSTIFICATIVA

O chamado "espaço cibernético" engloba um conjunto de software, hardware e redes de comunicações muitas vezes invisível, mas que suporta grande parte das aplicações de que fazemos uso, todos os dias. Este "espaço" contém a Internet e seus computadores, mas inclui, ainda, um grande conjunto de equipamentos e dispositivos inteligentes dedicados a aplicações específicas, além das redes que os interligam — redes estas que podem estar conectados à Internet ou dela segregados.

Cada vez mais, torna-se evidente que ataques engendrados no espaço cibernético podem ter amplo impacto sobre o bem-estar da Sociedade. Desta forma, o espaço cibernético passa a se tornar passível de algum tipo de controle pelo Estado, visando a sua operação segura. Tal controle acontece por meio de um processo regulatório, no qual o Estado passa a definir regras e padrões de conduta que permitam garantir um mínimo de segurança no espaço cibernético - ou em parte dele.

O WRAC+ proporcionará um fórum no qual todos os atores envolvidos com questões de segurança cibernética poderão interagir e discutir qual o melhor caminho para a construção de regras que permitam ao Brasil alcançar um adequado status de segurança em seu espaço cibernético.

O assunto envolve questões que interessam à Academia, à Indústria e ao Governo. Tais como:

  • Que áreas são passíveis de alguma forma de regulação/controle pelo Estado?
  • Como definir um conjunto de requisitos apropriado a cada tipo de aplicação?
  • Como especificar procedimentos sistemáticos (ensaios) para avaliar o atendimento a um requisito por um equipamento, por um software ou por um dispositivo inteligente operando no espaço cibernético?
  • Como avaliar a competência de um laboratório quanto à execução de atividades de avaliação de segurança de equipamento, software ou dispositivo inteligente?
  • Como estabelecer uma infraestrutura de avaliação da conformidade e como integrar esta infraestrutura aos sistemas de homologação/registro de órgãos reguladores?
  • Quais os limites técnicos das ferramentas de avaliação da conformidade?

TÓPICOS DE INTERESSE

Embora o foco do WRAC+ seja na regulação e na avaliação da conformidade, os objetos do processo de avaliação são quaisquer sistemas de informação e equipamentos com software embarcado. Logo, há interesse nos temas ligados a Segurança de Software e de Dispositivos Inteligentes. O WRAC+ buscará aprofundar discussões relacionadas à "especificação de requisitos de segurança" de software e dispositivos inteligentes e na "validação" de software e dispositivos inteligentes frente a um conjunto de requisitos.

Temas de interesse incluem — mas não se restringem a — os seguintes:

  • Análise e proteção de software
  • Teste, verificação e validação de software
  • Depuração e compreensão de software
  • Métricas, medições e análise de software
  • Vulnerabilidades de software
  • Métodos formais
  • Detecção e análise de malware
  • Gestão de riscos
  • Normas e padrões de segurança
  • Segurança de hardware: métodos invasivos, semi-invasivos e não invasivos
  • Avaliação da conformidade de produtos e processos
  • Acreditação de laboratórios de análise de segurança

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Artigos poderão ser submetidos em duas categorias:

Artigos Completos: Um artigo completo deve apresentar um trabalho de pesquisa que tenha sido desenvolvido ao ponto de produzir resultados originais e relevantes, devidamente validados e analisados. Estes devem respeitar um limite máximo de 10 páginas.

Artigos Curtos: Um artigo curto pode descrever um trabalho de pesquisa em andamento ou experimentos práticos e “cases”. Estes devem conter de 4 a 6 páginas.

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível aqui. A submissão deve ser realizada no sistema JEMS utilizando somente arquivos no formato PDF.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores. Os artigos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores, para que possam ser publicados nos anais do evento.


DIREITOS AUTORAIS

Junto com a versão final dos trabalhos aceitos para publicação no SBSeg16 é necessário enviar o Contrato de Cessão de Direitos Autorais à SBC. O contrato (de copyright) deve ser submetido via JEMS, preenchido com as informações relativas ao evento, coordenador(es), artigo e autores.


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

Coordenador do WRAC+ 2016
Raphael Machado, INMETRO

Membros do comitê de programa
Carlos D'Avila, UFRJ
Danielle Vieira, Inmetro
Davidson Boccardo, Inmetro
Jayme Szwarcfiter, UFRJ
Jonny Doin, Grid Vortex
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Inmetro
Ruy Ramos, ITI

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